O que fazer para Minha Empresa aparecer no Google?

Você já deve ter notado que ao fazer uma pesquisa no Google você insere uma frase ou palavra-chave e posteriormente é redirecionado para a página com os resultados encontrados. Pois é, e dentro desta página de resultados, são listados os principais sites referentes a tal assunto pesquisado, e possivelmente o site de sua empresa NÃO esteja aparecendo na primeira página dos resultados. Mas porque e como isto acontece?

Neste post explicaremos como funciona o Marketing de Busca e te ajudaremos a responder a famosa frase: “O que fazer para Minha Empresa aparecer no Google?”

Para respondermos este questionamento, antes é preciso entender como a página de resultados de buscas é montada. A página de resultados é separada basicamente entre:

Abaixo explicaremos rapidamente como funciona para que Seu Negócio possa aparecer no Google:

  • Anúncios Pagos ou Links Patrocinados são aqueles resultados que contém no canto superior esquerdo um “retângulo amarelinho” indicando que tal conteúdo está sendo pago para ser exibido. Praticamente, os anunciantes escolhem algumas palavras-chave ou termos de busca (ex.: tenis barato em floripa), a região geográfica que se pretende exibir os anúncios e a verba disponível para que os anúncios sejam mostrados para o público selecionado. Existem variações onde o anunciante pode pagar a cada mil visualizações ou a cada clique que seu anúncio recebe, e tudo isto é feito através da ferramenta do Google Adwords.
  • Resultados Orgânicos são todos os resultados gerados pela busca, que não contenham a tag de anúncio no canto esquerdo superior, e geralmente são exibidos abaixo dos Links Patrocinados. Esta área de resultados orgânicos e não pagos, tornou-se um dos principais espaços dentro da página de resultado de busca, pois, pode-se conseguir um número elevado de cliques sem nenhum custo de publicidade. Porém, para que seu site apareça nos resultados orgânicos, é necessário um grande trabalho de otimização (SEO) nas páginas de seu site, onde deverão ser inseridas as palavras-chave, descrições, títulos e conteúdos de relevância para a página e para o público que acessará tal site. Este trabalho de otimização está intimamente ligado aos textos, imagens, vídeos e conteúdos que existem em seu site, pois os robots  da Google que visitam e leem as informações de seu site, visam oferecer aos leitores reais, a melhor experiência de navegação possível, por isto seu site deve estar preparado para oferecer além de um rico conteúdo, uma experiência de sucesso aos leitores, que podem utilizar tanto computadores, quanto notebooks, tablets e smartphones para acessarem o site de sua empresa.
  • Locais inseridos no Google Meu Negócio são resultados vinculados as empresas e instituições que possuem cadastro no Google Business e quando algum leitor busca pelo nome da empresa ou algum produto e serviço da empresa em regiões próximas, o Google exibe os resultados de Empresas que tem conexão com o termo pesquisado por tais leitores, por exemplo, se você pesquisar “pet shop londrina” serão exibidos em formato de mapa, os principais locais da cidade de “Londrina – PR“, que possuem cadastro no Google Business e que tenham conexão com o termo “pet shop“. Resumindo, caso sua empresa tenha um ponto/loja física, é indicado que a mesma esteja cadastrada no Google Meu Negócio, afinal isto também facilitará para que sua marca seja encontrada pelos consumidores.
  • Produtos Linkados ao Google Shopping são utilizados especificamente por empresas que vendem pela internet através de Lojas Virtuais (E-commerce). Nesta modalidade os anúncios são exibidos como “grade de produtos” e ao clicar sob tal produto o leitor é redirecionado para a página de compra de tal produto. O Google Shopping é uma ótima ferramenta para a comparação de preços, uma vez que, durante seu uso é possível filtrar produtos e encontrar os melhores resultados de compra perante as empresas anunciantes de tal modalidade.

Marketing de Busca e Links Patrocinados

Os Links Patrocinados e também chamados de SEMSearch Engine Marketing (Motor de Busca Paga), consistem em traçar estratégias e melhorias de ranqueamento para que as ferramentas de busca como Google e Yahoo exibam anúncios de Seu Negócio entre os 10 primeiros resultados encontrados. No caso de Lojas Virtuais (E-commerce) vale incluir também os Buscadores e Comparadores de Preços, como o Buscapé, Shopping Uol e Google Shopping. Como já explicado no início deste post, a Busca Paga via Links Patrocinados, trata exclusivamente dos resultados por Anúncios Pagos conseguidos através de ferramentas disponibilizadas pelo Google como o Google Adwords, Bing Ads e no Yahoo. Uma das modalidades de pagamento mais utilizada desse sistema é feita por PPC (Pay Per Click ou Pagamento Por Clique), uma opção onde você só paga quando alguém clicar em seu anúncio, ou seja, esta modalidade tende a gerar mais retorno, pois você é cobrado apenas quando um leitor demonstra interesse de compra sob determinado produto ou serviço descrito em seu anúncio.

Conheça este Caso de Sucesso

Marketing de Busca e Resultados Orgânicos

Os Resultados Orgânicos e Gratuitos das páginas de buscas, são exibidos de acordo com uma série de métricas, análises e cálculos feito pelos sites como Google e Yahoo que visam oferecer o melhor resultado e melhor experiência de navegação para os leitores. A página de resultados do Google, também conhecida como SERP (Search Engine Results Page ou Página de Resultados de Busca), separa a página entre os anúncios pagos (no topo e na coluna direita) e os resultados orgânicos e gratuitos (em lista vertical à esquerda). Dentro dos resultados orgânicos, o Google trabalha com diversas variáveis em que o Gestor de SEO (Search Engine Optimization) utilizará várias técnicas para melhorar o ranqueamento e a posição do site nos resultados. Podemos dividir esta variáveis em 3 categorias:

  1. On-page: Que são os elementos sob os quais o gestor tem controle em seu site, como o Títulos de cabeçalho com grau de importância decrescente H1-H2-H3-H4-H5 e H6; Número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma página, Variações, Negritos, Nomes das Imagens, Vídeos, URLs, dentre outros elementos existentes nas páginas do site.
  2. Off-page ou Link Building: O grau de relevância que seu site tem perante aos outros, ou seja, vários sites e links apontando para o seu, como por exemplo: Quando você escreve um conteúdo no site e todos os outros sites utilizam o seu conteúdo como base. Esta avaliação feita pelo Google, também é conhecida como Page Rank que contabiliza o Site de origem do link, os Textos Âncoras, a Quantidade de links na página e muito mais!
  3. Experiência do Usuário: As métricas convencionais, como: A circulação de pessoas navegando pelo seu site; O compartilhando de conteúdos em Redes Sociais; A inserção de comentários públicos e o cadastramento de E-mails para receber outros conteúdos, são fortes indícios de que seu site e conteúdo estão gerando engajamento e certa relação com os leitores, o que é levado muito a sério durante o ranqueamento de sites nos Mecanismos de Buscas.

Há uma lista muito grande de técnicas e detalhes fundamentais e que auxiliam na Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas, portanto, prometemos tratá-los em um post exclusivo em breve.

Mas não se preocupe, agora você já está por dentro da importância de otimizar seu site e de quais fatores são fundamentais para deixá-lo na primeira página dos buscadores. Mas, caso sua Empresa precise de uma “mãozinha” para este processo de melhoria, nós estamos aqui para auxiliá-lo na missão de deixar sua marca nas melhores posições!

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Ok, e para começar você precisará…

Assim como qualquer outra ação de Marketing ou estratégia de mercado a ser desenvolvida, para iniciar a imersão de sua empresa nos resultados de buscas, antes é necessário avaliar o seguinte cenário digital:

  • Público-Alvo;
  • Concorrentes;
  • Oportunidades;
  • Praças;
  • Dificuldades;
  • Verba de Publicidade;
  • E por último não menos importante, qual profissional ou agência, cuidará de seus anúncios e resultados.

As duas estratégias comentadas acima, tanto de Resultados Orgânicos (SEO) quanto de Links Patrocinados (SEM) trabalham com a mesma matéria prima. Por isto é necessário entender e saber quem e onde estão os “E-Consumidores” que tem ligação aos Produtos e Serviços que serão anunciados, consequentemente será necessário gerar conteúdos de acordo com o perfil destes consumidores, o que também acarretará no fato de saber utilizar as melhores palavras-chaves e otimizar a comunicação dos anúncios. Em inúmeras situações, as informações da estratégia de SEO são utilizadas na estruturação de estratégias de SEM e vice-versa. O que acaba gerando uma  certa Integração de Marketing Digital.

O grande objetivo do Marketing Digital para Empresas é auxilar na propagação e visibilidade do produto/serviço, atraindo consumidores e transformado-os em contatos qualificados e com alta chance de compra. Não basta apenas ser encontrado no Google, Seu Negócio precisa ser encontrado no momento e pelo público correto!

O Marketing de Busca é certamente uma das áreas que apresenta maior crescimento no mundo e por isso é indispensável que ele esteja presente em seu Planejamento de Marketing, para que Seu Negócio esteja presente e alinhado com as oportunidades do mercado digital.

 

Se você tem um Negócio ou Ideia de Negócio e precisa evoluí-lo, Conte Conosco:

  • (43) 3132-0671
  • contato@buzzmarketing.com.br

Até mais, Abs! ;)