Começar a Vender pela Internet nunca foi tão fácil. Conheça as etapas e abra sua loja virtual.

Assim como a abertura de um Negócio Local, a instalação de uma Loja Virtual também começa com o planejamento e alinhamento dos objetivos comerciais da Empresa.

Neste post detalharemos as etapas necessárias para a Abertura de sua Loja Virtual, passando por:

  1. Pesquisa de Mercado
  2. Registro do Domínio
  3. Plataforma de E-commerce (Loja)
  4. Servidor de Hospedagem
  5. Integrações da Loja Virtual
  6. Marketing Digital

 

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1.0 Pesquisa de Mercado

 Conhecer internamente sua empresa, os clientes e o mercado é de suma importância, ainda mais, pela visibilidade nacional ou até mesmo mundial que sua empresa terá com a internet. Portanto é importante estar alinhado os seguintes pontos.

  • Ramo de atividade: Qual segmento de mercado sua Empresa atuará na Internet?
  • O Público-Alvo: Quem serão os Compradores? Idade, sexo, profissão, interesses…
  • Concorrentes: Quem são eles? Tem atuação Nacional, Estadual ou Regional? Algum diferencial de Vendas pela Internet?
  • Produtos ou Serviços: O que você venderá na sua Loja Virtual? Quem já vende estes Produtos ou Serviços, e quais os diferenciais aplicados?

Agora que você já está com os objetivos alinhados, vamos lá!

 

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2.0 Registro do Domínio

O que são domínios?

Domínio é um nome que serve para localizar os endereços eletrônicos das empresas. O nome domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

O domínio será sua marca na internet e é através dele que as pessoas de qualquer lugar do mundo irão te encontrar, digitando cada letra do seu endereço, por exemplo:

 Como faço para registrar meu domínio?

É necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (possuir CNPJ) ou física (CPF).

O primeiro passo é ver se há um nome existente. No site https://registro.br/ você pode pesquisar e localizar se está disponível para registro.

O nome do endereço não precisa ser necessariamente o mesmo que a sua empresa, ex: pernambucanas.com.br, pode ser um nome fantasia, como por exemplo a folha de São Paulo (folha.uol.com.br), isso se dá pelo fato das pessoas terem mais facilidade em encontrar na hora que forem no campo de pesquisa de sites como o Google.com, portanto, o nome precisa ser bem pensado.

Quais são os custos e validade do domínio?

O registro do domínio tem validade mínima de um ano, mas também pode ser registrado por mais tempo. Nele, você pode optar por domínios NACIONAIS e INTERNACIONAIS, os quais contam com valores diferentes. Atualmente, o registro de um domínio nacional custa cerca de R$ 30,00 por ano.

Qual a diferença?

  • Domínios Nacionais: São todos terminados em “.br”, como por exemplo a www.buzzmarketing.com.br. O mais comum é o ‘.com.br’, mas também há opções de entidades de classe, como advogados (adv.br), médicos (med.br), dentre outros.

São regulamentados através do Registro.br, órgão diretamente ligado ao Governo Federal. O pagamento para registro e manutenção do domínio é de no mínimo um ano, o menor valor é de R$ 30,00. Para consultar outros valores acesse: http://registro.br/ajuda.html?secao=pagamentoDominio

  • Domínios Internacionais: Para estes domínios podem ser registrados diretamente na HostDime e são regulamentados por uma entidade específica, o ICANN. Tendo como terminações mais comuns as extensões: “.com, .net e .org”. Apesar de serem internacionais, podem ser utilizados normalmente para sites brasileiros, como o caso da Americanas.com.

O pagamento para registro e manutenção do domínio internacional custa cerca de R$ 49,00 anualmente. Mais informações acesse: http://www.hostdime.com.br/registro-de-dominio/

 Tanto os domínios nacionais quanto os internacionais podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a diferença estão somente nas terminações dos endereços.

 

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3.0 Plataforma de E-commerce

O que é a plataforma?

A plataforma da loja virtual é um sistema que tem todos os componentes necessários para a visualização, controle e gerenciamento do site. Através dela você pode inserir os produtos, categorias de produtos, banners de promoção, preços e estoque, alinhando também aos números reais de sua Loja Física, caso possua.

Acessando o Painel Administrativo de sua Loja Virtual também é possível gerenciar pedidos de vendas, coordenar a logística de envio de produtos e examinar relatórios comerciais, analisar as palavras pesquisadas na loja virtual e estatísticas dos compradores, para que estas informações auxiliem na criação de novas estratégias para seu Negócio Online.

Para que sua Loja Virtual seja um projeto de sucesso, ele deve contar com uma Plataforma de E-commerce que não limite a quantidade de produtos, pedidos, acessos, visitas, etc. Além de outros fatores muito importantes, como:

  • Ser uma plataforma adaptável: Ou seja, existir a possibilidade de moldar algumas áreas ou mecanismos de uso do site;
  • Estar preparada para visitantes mobile: O número de pessoas que usam smartphones e tablets para fazer buscas e acessar sites é muito expressivo, por isto sua Loja Virtual precisa estar preparada para recebê-los;
  • Ser encontrada por sites de buscas: A grande maioria dos compradores online fazem buscas em sites como o Google.com para encontrarem determinados produtos e após isto, comparam e compram tais itens. Sua Loja Virtual precisa apresentar informações de forma otimizada (SEO) para que seja encontrada pelos compradores.
  • Diversos Meios de Pagamento: Sua Loja Virtual precisa ter mais de uma opção de pagamento, para que os clientes escolham como desejam pagar seus pedidos. Cartões de Crédito, Boleto Bancário e Intermediadores são as opções básicas para isto.
  • Integrações: A ferramenta de e-commerce necessita ter a opção de se conectar a outras tecnologias, como os Marketplaces (Mercado Livre, Walmart, Extra, etc) e também aos Softwares de Gestão Administrativas (ERPs).

 

Você concorda que são muitos detalhes para adquirir a Plataforma de E-commerce correta para seu Negócio Online?

 

Pois é… Então que tal conhecer o case da Saraiva, que melhorou diversos índices comerciais e administrativos através de sua plataforma de vendas online:

Assim como a Saraiva, nossa Plataforma de E-commerce (BuzzEcommerce) tem como “CMS Base” o Magento, que há muito tempo já é considerada a maior plataforma de e-commerce do mundo e atende grandes marcas como: Nike, Olympus, Volcom, Nicolle Miller e tantas outras.

Além de todos os requisitos citados na lista anterior, o BuzzEcommerce Magento, traz junto a sua base, uma grande variedade de funcionalidades diferenciadas, como por exemplo:

  • Gerência de Produtos e Estoque Avançado;
  • Gerência de Clientes, Carrinhos de Compras e Comentários;
  • Gerência de Pedidos, Cupons de Desconto e Relatórios;
  • Gerência de Atributos de Produtos Customizáveis (Cor, Tamanho, etc);
  • Gerência de Blog e Publicações junto a Loja Virtual;
  • Métodos estratégicos para Compra casada e agregada;
  • Criação de Promoções de Carrinho de Compras e Cupons de Descontos;
  • E uma gama imensa de módulos adicionais que podem ser adquiridos e instalados a base do Magento.

 

De forma clara e objetiva, a Plataforma de E-commerce para seu Negócio Online não pode limitar sua atuação comercial. Você deve analisar as particularidades e buscar casos de sucesso com empresas que utilizam tal plataforma. A ferramenta de e-commerce é o coração do seu Negócio Online #nuncapodeparar 😉

 

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4.0 Servidor de Hospedagem

O servidor tem a função de hospedar seu site para que o mesmo fique online 24h/dia. Ele irá determinar a quantidade de armazenamento de dados e a velocidade de processamento das informações de sua Loja Virtual.

Existem vários tipos de sites, hotsites, blogs, redes sociais e tantos outros com funcionalidades específicas – sendo que para cada um deles requer um perfil de hospedagem adequado.

Para entender melhor e saber como escolher o melhor Servidor para sua Loja Virtual, é necessário avaliar os seguintes itens:

  • Minha Loja Virtual em curto prazo terá milhares de acessos simultâneos?
  • Os compradores visitarão muitas páginas ao mesmo tempo e poderá demandar muito processamento e memória do servidor?
  • O espaço para o armazenamento dos arquivos e banco de dados da Loja Virtual é suficiente?
  • Sua Loja Virtual é um canal de vendas única, que não pode ficar indisponível nunca?
  • O Servidor dá suporte ao uso de E-mails corporativos? (Ex.: meunome@minhaloja.com.br)

Existem três opções de serviços de hospedagens. São os servidores compartilhados, dedicados e o cloud computing.

 

  • Servidor Compartilhado

O conceito de servidor compartilhado é o mais comum e fácil de entender, pois o próprio nome diz. A empresa de Hospedagem disponibiliza um servidor para vários clientes que irão hospedar seu site de forma compartilhada, ou seja vários sites em um único computador.

A principal vantagem desse serviço é a divisão do preço total entre os clientes.

A desvantagem é implicada pelo fato do isolamento entre as contas ser menos eficiente, de forma que um domínio mal comportado, ou sob ataque, pode comprometer a estabilidade de todos os outros que estão no mesmo servidor, e se algum site dos que estão sendo compartilhados estiver tendo muito acesso, a navegação em seu site ficará lenta.

Esse serviço é benéfico para pequenas empresas ou pessoas físicas que querem ter um espaço na web, seja para colocar uma pequena Loja Virtual, portfólio de produtos e serviços, ou para manter um blog online.

 

  • Servidor dedicado

No servidor dedicado, ao contrário do compartilhado o cliente contrata um servidor inteiro que somente ele vai utilizar.

A grande vantagem é que ele não irá dividir espaço com nenhum outro cliente e seu processamento será de alto volume.

A principal desvantagem deste modelo é o preço, pois o custo de um servidor que seria dividido com vários clientes precisará ser bancado por apenas um e quando for necessário aumentar o espaço de armazenamento ou recursos do servidor, será necessário migrar todas as informações de seu site e instalá-las novamente em um outro servidor dedicado mais robusto,  o que poderá deixar seu site offline por um tempo.

Esse servidor é indicado para quem tem altos números de acessos simultâneos e requer também maior segurança de suas informações.

 

  • Servidor cloud

Servidores Cloud Computing ou computação em nuvem é uma nova tendência de tecnologia de hospedagem, um sistema de armazenamento de dados via internet, que não exige a instalação de softwares no computador. Como por exemplo o SkyDrive e Google Drive, onde o usuário tem controle da capacidade de armazenamento que irá precisar, sem compartilhar espaços e podendo acessar de qualquer lugar.

Seu processamento pode ser ajustado de acordo com suas necessidades, como por exemplo aumentar a memória ou espaço de armazenagem, sem ter que mudar de servidor, ou seja, sua Loja Virtual nunca tenderá a ficar offline.

O plano de pagamento é calculado em cima dos serviços que são utilizados, diferentemente dos modelos de servidores compartilhados e dedicados.

 

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5.0 Integrações da plataforma

Sua Loja Virtual precisa se comunicar com outras tecnologias e sistemas. A integração de plataformas de e-commerce, vem para agregar a eficiência e rapidez aos processos de sua loja virtual, dando suporte a todos os meios que você precisa, tais como:

  • Pagamento

Integração com as principais ferramentas do mercado que lhe darão opções de pagamentos e segurança para você e seu cliente dentro da loja virtual. Os intermediadores de pagamentos mais reconhecidos são: Cielo, Pag Seguro, BCash, PayPal, Moip e Mercado Pago.

  • Atendimento Online

Sistema de atendimento online via Chat para dar Suporte e Atendimento aos compradores.

  • Correios

Estão inclusos nesta integração todos os métodos de entregas dos correios online. Cálculo de encomenda via PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex Hoje e E-Sedex.

  • Integrações com Sistemas ERP

Sistemas ERP são aqueles softwares voltados a administração e gestão administrativa da empresa, onde se encontra o cadastro de Produtos, gerência de Pedidos, Emissão de Nota Fiscal e muito mais. A comunicação entre sua Loja Virtual e seu ERP é voltada a dinamizar vários processos administrativos e de logística. É de suma importância que a plataforma de e-commerce tenha módulos integradores com softwares ERP.

  • Google Analytics

Esta integração é voltada a analisar todos os acessos de visitantes que passarão por sua Loja Virtual. O Google Analytics é a principal ferramenta de mensuração do mercado. Através dele é possível  obter dados quantitativos ligados aos compradores e visitantes de seu site, descrevendo até mesmo qual foi o caminho que os internautas encontraram seu site, de que região do mundo, país, estado os visitantes são e muito mais! O Analytics é considerado a principal ferramenta de relatórios digitais e visa dar suporte as estratégias de marketing digital e tomadas de decisões da Loja Virtual.

  • Integrações com Marketplaces

Aumentes suas vendas conectando sua Loja Virtual com os maiores Sites de Vendas do mercado online.

Marketplace é um canal de e-commerce onde vários lojistas expõem seus produtos ou serviços dentro de um mesmo site para vender. Esses sites possuem em média mais de 40 milhões de visualizações por mês, servindo de vitrine e dando grandes oportunidades de vendas para seu Negócio Online.

Alguns exemplos de Marketplaces são: Walmart, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Netshoes, dentre outros.

 

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6.0 Marketing Digital

Diferente das mídias tradicionais de publicidade, o Marketing Digital e as divulgações Online, focam em apresentar anúncios e conteúdos segmentados de acordo com a localização, idade, sexo e áreas de interesse dos internautas, ou seja, quando por exemplo você visita uma loja virtual e visualiza um produto que tem interesse de compra, e posteriormente ao sair desta loja virtual sem efetuar a compra começa a receber anúncios de tal produto em diferentes sites, e-mails e redes sociais, este é o poder de identificação e força de vendas do Marketing Digital.

Você como lojista, deve identificar perfis de públicos-alvo e investir em marketing digital para potencializar suas vendas pela internet. Através desta estratégia também é possível atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver o posicionamento online de sua marca.

O marketing digital é a principal mídia para publicidade e comunicação online, e precisa estar sempre ativa. Existem várias ferramentas e estratégias para atingir diferentes objetivos, como: atrair visitas para seu site, anúncios comerciais, disparo de e-mails inteligentes e muito mais! Muitas ações de Marketing Digital estão voltadas a atingir:

  • Resultados de Buscas;
  • Links Patrocinados;
  • Gestão de Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing de Influência e outros.

 

Resumo

Vamos revisar o conteúdo visto neste post?

Para facilitar, preparamos o fluxograma abaixo, que resume todas as etapas e os processos para a Abertura de sua Loja Virtual.

Mas caso Você não tenha entendido ou domine as áreas setorizadas abaixo, fique tranquilo(a), nós estamos aqui para lhe auxiliar. 

 

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Resumindo as Etapas detalhadas acima:

  1. Pesquisa de Mercado – Entenda como funciona o segmento você atuará na internet, quem são os players e quais diferenciais eles aplicam as vendas online;
  2. Registro do Domínio – Busque e registre o endereço de sua loja virtual na internet, obtenha o www.endereco.com.br de sua marca;
  3. Plataforma de E-commerce – É o motor e coração de seu negócio na internet, a plataforma é a vitrine e máquina de vendas online para seu negócio;
  4. Servidor de Hospedagem – Responsável por manter a Plataforma e Loja disponível e online 24 horas por dia e sem interrupções;
  5. Integrações da Loja Virtual – Sua Plataforma deve se conectar com outras ferramentas, como Pagamentos e Sistemas de Gestão Administrativa;
  6. Marketing Digital – Encontre seu Público-alvo na Internet e veicule anúncios e promoções segmentadas a tal público. Aqui não se pode matar uma mosca usando balas de canhão, segmente!

 

Agora, ficou bem mais fácil de seguir em frente, certo?

Se você tem um Negócio ou Ideia de Negócio e precisa evoluí-lo, Conte Conosco:

  • (43) 3132-0671
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Até mais, Abs! ;)